PROJETOS

vidas

Primeira experiência com blogs educativos, criei no início de 2005 com alunos de oitava série. A PROPOSTA: utilizar obras literárias para fazer uma ponte entre a ficção e a realidade. Com Iniciamos "Vidas Secas" de Graciliano Ramos para contextualizar a seca que ocorria no RS naquele ano.Seguiram-se outras obras e temáticas. Interagimos com escolas e escritores das obras trabalhadas. O Projeto foi mostradEscrevero no Programa Salto Para o Futuro da TV Escola, na série "Novas Formas de Aprender: Comunidades de Aprendizagem". O blog ficou em 4 º lugar prêmio Blopes , uma competição de melhores blogs educativos entre Brasil, Portugal e Espanha e 2º lugar no Concurso Educarede em 2007.

vsecas

Este blog, criado no início de 2006, é continuidade  da proposta do Blog Vidas Secas - da ficção à realidade, e tem como objetivo  estimular a leitura e escrita através da literatura, analisando o cotidiano através de obras literárias. O blog é desenvolvido com alunos de oitava série, que interagem com colegas de outras escolas e com escritores das obras trabalhadas.

voobpf
Projeto Colaborativo Brasil, Portugal e França em torno da obra Seis Tombos e Um Pulinho, de Cláudio Fragata, versando Sobre Santos Dumont. Foi vencedor do Prêmio Educadores Inovadores da Microsoft 2008, com o primeiro lugar no Brasil,  latino -americano e terceiro lugar mundial China.


top1
Blog criado pela TV Cultura para diário de viagem que realizei com meus alunos em fevereiro de 2009 , para Rio de Janeiro e Minas Gerais a fim de complementar estudos do Projeto Voo BPF, que teve como temática o Centenário de Santos Dumont. Nele resgistramos durante a viagem os principais acontecimentos e nos comunicamos com as famílias.
rota
Projeto desenvolvido em 2009 para aprofundar os conhecimentos da viagem relatada no Voo Inovador. Cada grupo de alunos, denominados Viajantes, criou um blog onde postaram suas ideias e linkaram no blog principal.

debaixo
Projeto desenvolvido em 2009, a partir da leitura do Livro Debaixo de Mau Tempo, do escritor Caio Riter , na Feira do Livro da Escola. Através do blog colaborativo foi realizado intercâmbio com alunos de Chaqueadas - RS e também com o escritor da obra.


verdade
Projeto desenvolvido em 2009 com turma de sétima série a partir da leitura do Livro Verdade ou Consequência, de Ana Carolina Machado, realizando intercâmbio com escola  Ramiro Barcelos, de Charqueadas - RS.

livrolandia
Blog colaborativo em que alunos publicam espontaneamente comentários e resumos sobre obras lidas por eles durante o ano letivo.

2 comentários:

  1. eu quero saber como obter o selo dos blogs educativo, eu tenho um blog e gostaria de obtê-lo.

    ResponderExcluir
  2. adorei o blog e ser viu de inspiração...

    ResponderExcluir