Estamos no século XXI, tempo em que não é mais admissível que escola utilize velhos paradigmas de transmissão de conteúdos, precisando preparar os educandos para adquirir competências e habilidades exigidas na sociedade atual, onde os mesmos devem ser protagonistas de seu próprio conhecimento, inovadores e empreendedores. Dentre as competências necessárias nessa era da informação, encontram-se as de leitura, escrita e apropriação de ferramentas tecnológicas para aprendizagem colaborativa e comunicação.
O projeto "Viagens de Leitura" que vem acontecendo desde 2005, propõe trazer a literatura para o cyberespaço, utilizando blogs e outras ferramentas da web 2.0 para socializar produções dos alunos sobre as obras lidas, interagindo com os seus escritores, realizando intercâmbio com outras instituições escolares desse e de outros países que tenham lido a mesma obra formando uma rede colaborativa de aprendizagem. Os blogs são utilizados como uma ferramenta que viabiliza a comunicação da escola com o mundo,instigando, através das obras literárias, o debate, a reflexão, assumindo um posicionamento frente às questões geradoras estudadas na escola , dando à aprendizagem um caráter de exercício da cidadania.

6 comentários:

  1. Muito bom o vídeo de incentivo a leitura, concordo que devemos incentivar as crianças a ler mais.

    ResponderExcluir
  2. adorei o seu blog e com certeza vou utilizar em sala de aula.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida, muito criativo. Além de incentivar a leitura, permite um passeio pela História que de outra maneira não seria possivel. Estarei aplicando para minha turma.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo! Gostei muito!

    ResponderExcluir